Ensino Fudamental I

Proposta pedagógica
Proposta pedagógica
Trabalhamos o sócio construtivista, no qual o professor faz a mediação entre as diferentes formas de conhecimento, o pensamento reflexivo, criativo e o imaginário dos alunos. Os alunos têm atividades diárias em sala e em espaço externo.
Temos como função principal respeitar e valorizar as experiências de vida dos educandos, a postura humana e os valores aprendidos: o senso crítico, a sensibilidade, a contestação social, a criatividade diante das situações difíceis e a esperança. Queremos deste modo, formar seres humanos com dignidade, identidade e projeto de futuro.
Sistema de ensino
A proposta didática é do Sistema Objetivo para a educação infantil e os anos iniciais do Ensino Fundamental (do 1º ao 5º ano) parte da concepção de que, nos dias atuais, não é mais possível considerar o processo de ensino aprendizagem como mera transferência de informação. É preciso ir além: criar condições para que o aluno assuma um papel ativo na construção do conhecimento e seja também um produtor do saber. Da mesma forma, é preciso garantir que o professor atue como mediador desse processo: ele deve ter a capacidade de empoderar seus alunos, de modo que as crianças aprendam de maneira progressivamente autônoma; precisa estimular o pensamento reflexivo e a capacidade analítica dos objetos de conhecimento vinculados a seus contextos de uso real. Assumimos, assim, nosso respeito ao aluno, compreendido como sujeito livre, competente, criativo e apto à realização de novas descobertas.
No 1.º ano do Ensino Fundamental, o material tem uma estrutura diferenciada, com fichas grandes e coloridas, para atender às características de desenvolvimento da faixa etária. Os materiais têm periodicidade semestral ou anual. O conjunto completo é composto pelas fichas das seguintes disciplinas: Arte, História/ Geografia/Ciências, Inglês, Língua Portuguesa, Matemática e Música. Além disso, há os seguintes itens: · Diário do aluno · Fichas para o projeto Itinerários e maquetes (Matemática) · Caderno pautado e caderno sem pauta.
Do 2º ao 5º ano – O material completo engloba Cadernos bimestrais, semestrais e anuais organizados em sequências didáticas com atividades e lições de casa. Os Cadernos são estruturados de acordo com a seguinte divisão: Arte · Inglês · Língua Portuguesa e História/Geografia · Matemática e Ciências · Música Do 2.º ao 5º ano do Ensino Fundamental, a coleção também apresenta: · Diário do aluno · Fichas para os projetos de Matemática · Pasta para guardar atividades diversas · Caderno pautado · Pasta com mapas Conhecendo o Brasil e o mundo por mapas (exclusivamente no 5º ano)