Educação Infantil
Proposta pedagógica
A proposta pedagógica na Educação Infantil está pautada no respeito à criança e seu desenvolvimento. Por isso, as propostas trabalham situações adequadas a cada faixa etária, sem antecipar etapas. A ideia é permitir que ela questione, reflita, interaja, discorde e responda às solicitações com liberdade – independentemente de resolver as tarefas conforme esperávamos ou não –, porque temos a certeza de que é capaz, desde cedo, de se expressar com autonomia e independência. A organização pedagógica é baseada em sequências didáticas; a programação envolve atividades variadas, visando elevar níveis de letramento, desenvolver o pensamento criativo e crítico, bem como o raciocínio lógico, sempre respeitando as diferenças e características das crianças. As propostas exploram o registro infantil, de modo que elas possam progredir de acordo com o seu desenvolvimento físico, cognitivo e emocional.
Nesse segmento sabemos que todo o trabalho com as crianças está baseado em dois eixos estruturantes: “as interações” e “as brincadeiras”, que são efetivamente a vida de uma escola de Educação Infantil. Os campos de experiência expressam a intencionalidade educativa, o que não acontece apenas no desenvolvimento das sequências didáticas, mas em todas as ações, brincadeiras e práticas do cotidiano escolar. Especificamente no campo de experiência “O eu, o outro e nós”, que trata da vivência social da criança em relação à interação com os pares e com os adultos, todos os objetivos de aprendizagem estão contemplados nessa relação entre os seres humanos. Assim, entendemos que os educadores são profissionais que buscam sempre oportunidades para as crianças conhecerem a si mesmas e aos outros.
O material do Objetivo contempla as seguintes disciplinas:
DISCIPLINAS
– Imagens, sons e palavras (Linguagem)
– Movimento
– Investigação e descoberta (Matemática)
– Imagens, sons e palavras (Artes)
– Percepção e ação ( Educação Física)
– Inglês
– Imagens, sons e palavras (Música)
– Natureza e Cultura
– Parque